Política e Administração Pública

Marco Maia discutirá com líderes apreciação da PEC do Voto Aberto

27/09/2011 - 20:24  

J. Batista
Presidente Marco Maia recebe deputados da Frente Parlamentar em defesa do voto aberto
O presidente Marco Maia recebe integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto.

Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto pediram ao presidente da Câmara, Marco Maia, nesta terça-feira, que paute logo a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o voto secreto nos plenários da Câmara e no Senado. Eles entregaram ao presidente o documento de criação da frente, no qual constam 275 assinaturas de parlamentares (64 deputados e 11 senadores) a favor da votação.

Maia combinou com os parlamentares que colocará o assunto em discussão na próxima reunião do Colégio de Líderes, geralmente realizada às terças. Ele ponderou, no entanto, que ainda há resistências para o fim das votações secretas em todas as sessões realizadas pela Câmara e Senado. Alguns líderes sugerem a manutenção do voto secreto na escolha da Mesa Diretora das duas Casas. O próprio Maia mostrou-se favorável a essa ideia. Para ele, o voto aberto na escolha do presidente da Câmara ou do Senado “retiraria todo o brilho das negociações que antecedem a votação”.

A PEC do Voto Aberto foi aprovada em primeiro turno em 2006. O texto precisa de uma segunda votação, antes de ir para o Senado. De acordo com o Regimento Interno da Casa, os deputados não podem fazer modificações no texto aprovado no primeiro turno. Por conta disso, Marco Maia disse que, se os líderes fecharem acordo para resguardar o voto secreto em alguns casos, uma nova PEC deverá ser apresentada no Plenário, com tramitação mais rápida.

Para o coordenador da frente, deputado Ivan Valente (Psol-SP), independente do desfecho da negociação, “o Congresso precisa dar uma resposta imediata para a sociedade”. Ele aposta que a partir de agora a questão vai avançar na Câmara, principalmente porque os líderes que assinaram a criação da frente representam um contingente de 450 congressistas. Cabe agora a eles manterem a coerência e concordarem com a votação da PEC”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.