Política e Administração Pública

Deputados destacam diversidade e importância da experiência

27/09/2011 - 13:19  

Ao discusar para os integrantes do Parlamento Jovem 2011, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) afirmou que a construção do mundo comum passa pela representação dos diferentes sujeitos da sociedade e que a política é necessária para a construção desse mundo comum. “Precisamos refazer o imaginário das novas gerações em relação à política. Olhando todos vocês, eu vejo a nossa diversidade cultural e social representada”, disse.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) chamou a atenção para a quantidade de mulheres que participam da edição deste ano do programa. “Nós estamos fazendo jus à diferença de gênero, pois temos muito mais mulheres do que homens”, observou. Porém, segundo ela, a representatividade não deve se ater apenas a esse critério. “Eu sei o quanto faz diferença o respeito à diversidade, para que todos os olhares e necessidades estejam representados”, afirmou.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) disse aos jovens deputados que, a partir dessa experiência, eles vão ter a oportunidade de desmistificar a ideia de que político não trabalha e que não está comprometido com o País. “Vocês vão poder observar que o nosso trabalho não se resume ao número de projetos aprovados nem à presença em Plenário”, disse.

O deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), por sua vez, defendeu o papel do parlamentar como agente de mudança social. Ele recordou sua militância política quando jovem, em defesa das eleições diretas e da volta da democracia, e disse que os jovens de hoje também precisam se agarrar a um sonho comum. “Estamos em rota de colisão com a questão ambiental. Penso que é o momento de vocês pensarem em como fazer o mundo continuar a crescer sem se esquecer da preservação ambiental”, alertou Mourão.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.