Política e Administração Pública

Começa hoje a 8ª edição do Parlamento Jovem

Evento reúne 77 alunos do ensino médio de todo o País para uma jornada parlamentar em Brasília.

26/09/2011 - 09:02  

A Câmara dos Deputados realiza nesta semana a 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. De hoje a sexta-feira (30), 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados do País vão vivenciar, na prática, o processo democrático realizando as tarefas de deputados em Brasília.

Os participantes foram escolhidos entre quase mil estudantes que elaboraram projetos de lei e os encaminharam às secretarias estaduais de educação. A seleção final foi feita por uma comissão de servidores da área legislativa da Câmara.

Mais da metade dos projetos apresentados pelos “candidatos a deputado” tratam de educação. Outros temas escolhidos foram economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas até a adoção de energias renováveis e práticas sustentáveis, por exemplo. Assuntos que fazem parte do universo dos estudantes.

Conheça os participantes deste ano e seus projetos

Durante o Parlamento Jovem, os estudantes participarão de sessões simuladas, onde vão dar parecer e votar os projetos de sua autoria. Os textos que forem aprovados poderão, inclusive, se transformar em propostas reais e tramitar normalmente pela Câmara, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa os apadrinhe.

Visão crítica
A coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia, Lara Carneiro, afirma que o programa dissemina entre os jovens conhecimento sobre política e auxilia na escolha de suas profissões. "A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política.”

Presidente do primeiro Parlamento Jovem, em 2004, o estudante de Administração Antônio José Daniel afirma que a experiência contribuiu para que ele tivesse “uma visão crítica mais realista” sobre a política. Daniel hoje é assessor parlamentar em Salvador (BA).

Redes sociais
Antes mesmo do início do evento, os parlamentares jovens de 2011 já movimentam as redes sociais. Eles criaram um grupo no Facebook para se conhecer e conversar sobre assuntos como política, sociedade e cultura.

Phirtia Rodrigues, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, abriu a rodada de discussões na rede: “Minha ideia, é promovermos debates sobre diversos temas. Assim, acumulamos conhecimentos e trocamos experiências”, sugere. Gabriele Santos, da Escola Estadual Professora Catharina Pavale Padovani, de Piracicaba (SP), demonstrou ânimo e empenho em relação ao desafio. “Somos vencedores só por chegar até lá. Tudo é em prol do nosso País, portanto façamos com muito carinho e dedicação."

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.