Política e Administração Pública

Bancada feminina pede mais recursos para ações destinadas às mulheres

16/09/2011 - 11:28  

Gustavo Lima
Reunião da bancada Feminina
Deputada Janente Rocha Pietá (de amarelo) durante a reunião da bancada feminina.

A bancada feminina no Congresso Nacional cobrou do governo federal mais recursos e empenho para a efetivação de políticas públicas que beneficiem as mulheres. Durante reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na quarta-feira (14), deputadas federais, duas senadoras e uma deputada estadual apresentaram demandas orçamentárias e legislativas.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), disse que a pauta de prioridades definidas pelas mulheres é diversificada. Elas querem mais recursos para combater a mortalidade materno-infantil e a violência contra a mulher. Também cobram a criação das 6 mil creches prometidas pela então candidata Dilma Rousseff durante a campanha presidencial. Reivindicam ainda "trabalho decente" e autonomia financeira para as mulheres, com estímulo à inserção no mercado de trabalho.

Janete Rocha Pietá afirma que Gleisi Hoffmann manifestou apoio às demandas femininas. "Em relação a recursos, a ministra Gleisi deixou bem clara a simpatia das questões femininas. Portanto, nós teremos uma aliada", disse a deputada.

As parlamentares mostraram à ministra um levantamento feito pelo movimento feminista Articulação de Mulheres Brasileiras, que reúne representantes de 24 estados. O estudo, divulgado na terça-feira, mostra que as verbas destinadas para as secretarias nacionais de Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres e de Igualdade Racial sofreram redução no projeto do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012 a 2015.

De acordo com a deputada, a ministra Gleisi Hoffmann disse que as parlamentares deveriam fazer um levantamento sobre os recursos finais destinados às áreas que sofreram cortes, uma vez que direitos humanos, políticas para as mulheres e igualdade racial são englobadas por vários ministérios, não apenas por suas secretarias federais.

STF
A bancada feminina também pediu à Gleisi Hoffmann que conversasse com a presidente Dilma Rousseff quanto à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, aberta recentemente com a aposentadoria da ex-ministra Ellen Gracie. "Queremos que ela indique uma mulher", explicou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Reportagem - Renata Tôrres/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.