Meio ambiente e energia

Presidente da Comissão de Meio Ambiente discute preparativos para a Rio +20

14/09/2011 - 20:36  

Divulgação
Deputado Cherini e embaixador em Washington, Mauro Vieira.
Cherini (E): esse é um passo imprescindível para uma economia de baixo carbono, a economia verde.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Giovani Cherini (PDT-RS), reuniu-se nesta semana com o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, para tratar da reunião conjunta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e do Comitê de Recursos Naturais da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, a ser realizada em fevereiro de 2012 em Brasília. Será um evento preparatório para a RIO+20. “Esta reunião é essencial, pois são duas das maiores potências industriais do mundo. Temos que ter pontos de vista em comum para a solução da maioria das controvérsias. Qualquer pacto internacional que não conte com os Estados Unidos será inócuo”, afirmou.

Cherini se reuniu também, em Nova Iorque, com o alto comissariado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O encontro foi para tratar de cooperação técnica nas áreas de saneamento, resíduos sólidos e energias renováveis.

O parlamentar, que se encontrou ainda com a cúpula do movimento ambientalista Greenpeace, anunciou a criação da Frente Parlamentar da Revolução Energética. O objetivo dessa frente parlamentar será incentivar o uso de energias renováveis na matriz energética brasileira. A frente ganhou esse nome em alusão ao relatório elaborado pelo Greenpeace sobre o tema.

Cherini, que está em missão oficial nos EUA, assinalou que esse é o primeiro passo para tornar o Brasil o maior polo mundial de energias limpas e renováveis. “Esse é um passo imprescindível para a construção de uma nova economia, de baixo carbono, a economia verde”, afirmou.

Da Redação/ JA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.