Frente parlamentar quer ampliar extensão rural no País
13/09/2011 - 13:27
A Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural apresentou há pouco o plano de trabalho que vai adotar para atingir seus objetivos, entre eles, universalizar a extensão rural no País, criar um sistema nacional da área e qualificar as políticas públicas e os profissionais do setor. A apresentação foi feita pelo diretor substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Everton Paiva, que elaborou o plano estratégico em parceria com o coordenador da frente parlamentar, deputado Zé Silva (PDT-MG).
Entre as prioridades da frente está o trabalho para assegurar verbas para a extensão rural no Orçamento do ano que vem. Além disso, o grupo vai realizar audiências públicas nacionais e estaduais para discutir a lei geral de assistência técnica e extensão rural e a criação de uma entidade federal para coordenar, fiscalizar e executar as ações e os recursos do setor em todo o País.
A frente parlamentar também quer assegurar assentos em conselhos nacionais que discutam políticas públicas relacionadas à extensão rural e pressionar para a aprovação de leis sobre o tema, como a proposta de emenda à Constituição que cria a carreira de extensionista rural.
O plano de trabalho da frente foi apresentado durante a reunião da Subcomissão Especial da Agricultura Familiar, da Extensão Rural e das Energias Renováveis. A subcomissão se reúne no Plenário 16.
Continue acompanhando esta cobertura
Reportagem - Ginny Morais/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli