Paulo Bernardo: existência simultânea de rádios analógicas e digitais aumenta custos
23/08/2011 - 15:56
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse há pouco que é possível haver um sistema de transição na implantação da rádio digital no Brasil, com a existência de rádios analógicas e digitais, mas isso pode gerar custos e diminuir o espectro de transmissão em vez de duplicá-lo, como é possível em um sistema puramente digital.
O ministro foi questionado pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR), que é relator da Subcomissão Especial de Rádio Digital, vinculada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O parlamentar manifestou preocupação com a demora na adoção de um modelo, o que, segundo ele, atrasa a instalação de novas tecnologias no Brasil.
Paulo Bernardo declarou que, nos estudos feitos até agora, os técnicos da Pasta mostraram uma tendência a apoiar o modelo americano de rádio digital. “Há restrições quanto ao custo do transmissor, mas ele é mais barato que o europeu. Existem, no entanto, dificuldades de espectro, muitos aparelhos podem ficar obsoletos, e essa é uma questão para ser resolvida no Congresso”, reafirmou.
O ministro participa de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o tema. O debate prossegue no Plenário 13.
Continue acompanhando esta cobertura
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcelo Oliveira