Política e Administração Pública

DEM vai obstruir reuniões do orçamento para tentar derrubar vetos à LDO

16/08/2011 - 17:22  

O líder do Democratas, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que o partido decidiu obstruir todas as reuniões da Comissão Mista do Orçamento e as sessões do Congresso até que os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sejam incluídos em pauta. A oposição também vai realizar nesta quarta-feira, às 11h30, um ato em defesa da CPI da Corrupção.

“A presidente praticamente desmontou a LDO votada no Congresso, em desrespeito à autonomia do Legislativo e aos acordos feitos na Câmara e no Senado. Então não nos resta outra alternativa senão obstruir”, criticou o líder do DEM.

A presidente Dilma Rousseff vetou 32 dispositivos, entre eles os que limitavam o contingenciamento de recursos pelo Executivo e a previsão de ganho real para aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

“Diversos pontos exaustivamente discutidos foram vetados. Isso mostra que a presidente pretende ter com o Legislativo uma relação autoritária, impositiva e não uma relação de diálogo e de construção coletiva”, afirmou ACM Neto.

Prerrogativa presidencial
Para o presidente da Câmara, Marco Maia, o veto é uma prerrogativa presidencial tomada diante da crise internacional. “A presidenta Dilma está preocupada com a crise econômica e os desdobramentos que isso pode ter na economia brasileira. Tomar as medidas que ela tem tomado dialoga com a possibilidade de o Brasil realizar o mínimo de gastos extras nesse e no próximo ano”, avaliou Marco Maia.

Ele descartou qualquer análise imediata do veto. “Naturalmente o Congresso não derruba um veto da presidente, mas esse é um debate que terá de ser realizado no futuro, quando chegar a hora de discutir esses vetos”, disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.