Comissão convida três ministros para expor ações na área de meio ambiente
10/08/2011 - 13:52
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira convites para três ministros virem à Câmara expor as políticas e programas das suas Pastas voltados para a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável: Edison Lobão, de Minas e Energia; Wagner Rossi, da Agricultura; e Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário. Os três convites partiram do deputado Giovani Cherini (PDT-RS).
Sobre o convite a Lobão, Cherini explica que, no primeiro semestre, a comissão realizou algumas audiências referentes a aspectos específicos da atuação do Ministério de Minas e Energia, como a questão da segurança nuclear e as fontes alternativas de energia. “Foram debates proveitosos, mas percebemos que ainda há muito o que debater, como a abordagem ambiental que efetivamente pauta as políticas e programas conduzidos pela Pasta, os avanços da questão ambiental no Plano Decenal de Expansão de Energia”, diz.
Quanto ao ministro da Agricultura, ele diz que, no primeiro semestre, a comissão participou intensamente das discussões sobre as alterações propostas ao Código Florestal. “No entanto, faz-se necessário o debate sobre os vários outros temas dessa Pasta que carecem de especial atenção à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
A justificativa é semelhante em relação ao ministro Florence. “No primeiro semestre, esta comissão deu atenção às questões ambiental e o desenvolvimento sustentável atinente as várias áreas de atuação dos diversos ministérios. Nesse sentido, faz-se necessário ouvir o Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre as políticas e programas de proteção ambiental”, diz o deputado.
Da Redação/WS