Comissão aprova homenagem a Santos Dumont em aeroportos
05/08/2011 - 12:47

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (3) proposta que obriga os aeroportos, bases aéreas e similares a manter permanentemente, em local visível, a imagem de Santos Dumont, acompanhada da inscrição “Pai da Aviação”. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) ao Projeto de Lei 6579/09, do Senado.
O projeto original obriga os aeroportos a manter uma homenagem a Santos Dumont, sem especificar que esta será feita por meio de exposição de imagem dele.
“Alberto Santos Dumont foi, de fato, um brasileiro notável”, afirma Feliciano. “Pioneiro nas ciências aeronáuticas, foi responsável por contribuições que vão muito além de ter colocado no ar um avião: foi o primeiro a instalar trem de pouso numa aeronave, introduziu o uso de estabilizadores de voo, incorporou o uso do alumínio na fabricação de hélices, além de ter ousado ao empregar motores a gasolina em dirigíveis, que utilizavam gases altamente inflamáveis”, completa.
O deputado ressalta que Santos Dumont também foi responsável pela criação de hangares para estacionamento e conserto de aeronaves e pela invenção do ultraleve.
O título de “Pai da Aviação” foi conferido oficialmente a Santos Dumont por decreto de 23 de outubro de 1991. Em 2006, ele foi reconhecido como Herói da Pátria pela Lei 11.298/06.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli