Política e Administração Pública

Líder do PT reafirma que ministros convidados virão à Câmara

03/08/2011 - 16:03  

O governo vai manter o compromisso de agendar os depoimentos das seis autoridades convidadas para prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, informou o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), ao afirmar que a estratégia é incentivar o comparecimento dos titulares de pastas sob suspeita. “O comportamento do governo é de apresentar todos os esclarecimentos para o Congresso e para a sociedade”, disse o líder.

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou, com o aval governista, requerimentos que convidam seis autoridades para prestar esclarecimentos sobre denúncias. Foram convidados os ministros da Comunicação, Paulo Bernardo; dos Transportes, Paulo Passos; das Cidades, Mario Negromonte; do Desenvolvimento Agrário; Afonso Florence; do Meio Ambiente; Izabella Teixeira; além do presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima.

O objetivo inicial da oposição era convocar essas autoridades, mas o compromisso do governo de não impedir a vinda dos ministros permitiu a conversão das convocações em convites. A diferença é que a convocação não atendida sujeita a autoridade a processo por crime de responsabilidade, o que não ocorre no convite, cuja presença é voluntária. Ou seja, a pressão sobre o político convocado é muito maior do que sobre o convidado.

Sem obstrução
O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse que a oposição ficou satisfeita com a aprovação dos requerimentos. “O líder do governo acordou que suspenderia a blindagem sob as autoridades e marcaria as audiências. Agora nós estamos aguardando o agendamento para cobrar os esclarecimentos necessários”.

Nogueira disse que ainda não há obstrução à vista, mas que a posição de confronto poderá ser levantada na próxima semana, caso não haja acordo na negociação de uma pauta de votações para o semestre que deverá ser discutida no Colégio de Líderes. “Não queremos ficar prisioneiros da agenda do Executivo”, disse o líder.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.