Criado o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha
07/07/2011 - 12:48
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Congresso dos Deputados da Espanha, José Bono Martínez, instalaram nesta quinta-feira o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha. No Brasil, a Executiva do grupo é formada por 12 deputados e senadores. Ao todo, no lado brasileiro, o grupo deverá contar com mais de 70 parlamentares. O objetivo é facilitar e ampliar o intercâmbio que já existe entre os dois países, principalmente nas áeras de turismo e de investimentos econômicos.
No Brasil, o grupo é coordenado pelo deputado Edinho Bez (PMDB-SC). Ele pretende marcar para 12 de outubro (data do Descobrimento da América) uma visita oficial de integrantes do grupo à Espanha. "Queremos que investidores do Brasil invistam na Espanha e que espanhóis invistam aqui", ressaltou.
Para ilustrar a importância do relacionamento com o Brasil, José Bono afirmou que o Congresso dos Deputados espanhol reduziu o número de grupos como esse de 32 para 8, mas manteve o do Brasil.
Visita
José Bono visitou a Câmara acompanhado da seguinte delegação parlamentar:
- Jordi Jané, 4º vice-presidente do Congresso dos Deputados;
- José Ramón Beloki, 2º secretário;
- Miguel Fernández-Palacios, diretor-geral do gabinete do presidente;
- José Luis Fernández; diretor de Comunicação do gabinete do presidente.
Também participaram do encontro o embaixador da Espanha em Brasília, Carlos Alonso Zaldívar, e o conselheiro da Embaixada Rafael de Górgolas Hernández-Mora.
*Matéria atualizada às 16h08.
Reportagem - Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira