Transportes: Marco Maia elogia decisão do ministro de se explicar na Câmara
05/07/2011 - 13:33
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse nesta terça-feira, em entrevista no Salão Verde, que foi positivo o fato de o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ter se adiantado a uma eventual convocação, dizendo que vem à Câmara para prestar esclarecimentos sobre as denúncias contra seu ministério.
Em sua última edição, a revista Veja denunciou um esquema de cobrança de propina e superfaturamento em obras de rodovias e ferrovias sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes. O escândalo, batizado de “mensalão do PR [Partido da República]” levou à demissão de integrantes do segundo escalão do ministério e de dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (empresa pública ligada ao ministério).
Marco Maia disse que a atitude do ministro mostra respeito com o Legislativo e permite que sejam levantadas perguntas e prestados esclarecimentos sobre as denúncias. “O ministro vai ter oportunidade de abrir o ministério para essas investigações. É importante que a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU) façam as investigações necessárias e apontem os responsáveis”, disse.
O deputado afirmou ainda que não viu nenhum fato concreto nas denúncias da Veja e advertiu que é preciso ter cuidado para não fazer acusações levianas.
Segundo a revista, integrantes do PR (partido ao qual Nascimento é filiado) recebiam dinheiro em troca da aprovação de aditivos em contratos de obras.
Reportagem – Verônica Lima /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira