Governo garante que encaminhamentos já foram dados
28/06/2011 - 21:19
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, afirmou na audiência que os encaminhamentos para superar os problemas conjunturais já foram dados e todos os órgãos do governo relacionados ao setor produtivo estão imbuídos do propósito de resolver os problemas operacionais.
“Na segunda-feira foram anunciadas medidas significativas. É importante que o setor reconheça e divulgue isso. A maioria dessas ações se encaminha para ser efetiva ainda neste ano”, destacou Vaz.
Entre as medidas anunciadas pelo governo está a retirada de 1 milhão de toneladas de arroz do mercado, a fim de permitir que o preço do produto cotado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina aumente. Serão direcionados R$ 427 milhões para as operações. Segundo Vaz, o governo vai destinar, no total, uma dotação de R$ 1,1 bilhão para apoiar a comercialização de 3,65 milhões de toneladas de arroz na safra 2010/2011.
O secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Alceu Bittencourt, disse que desde o início da safra têm sido adotadas medidas para socorrer os produtores de arroz. Com as ações anunciadas nesta semana, disse, o socorro aos rizicultores configura-se como um dos maiores apoios dados a uma única cultura em um ano no País. “Todas as medidas estão sendo adotadas para que o preço chegue pelo menos ao preço mínimo”, assegurou Bittencourt.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Ralph Machado