Meio ambiente e energia

Agenda ambiental não está em conflito com o desenvolvimento, diz ministra

07/06/2011 - 11:01  

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a agenda ambiental brasileira não leva em conta a ideia de antagonismo entre meio ambiente e desenvolvimento econômico. "Esse debate não deve marcar a Rio+20", afirmou.

A declaração foi feita há pouco, na abertura da sessão solene do Congresso em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

No evento, a ministra reafirmou a intenção do governo de ampliar o debate político com o Congresso na definição da agenda ambiental. Ela lembrou que essa agenda envolve desafios que incluem segurança climática e alimentar. “Nós mudamos a concepção do mundo a partir da Rio 92. Temos todos que olhar para o futuro, claramente buscando a sustentabilidade dos recursos naturais.”

Além da ministra, participam da solenidade o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello. A sessão ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

Atividades na Câmara
A sessão solene foi proposta pelos deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Sarney Filho (PV-MA) e integra uma série de atividades realizadas pela Câmara, em parceria com o Senado, ao longo do mês de junho. Entre as atividades estão o lançamento de audiolivro com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e palestras para discutir a sustentabilidade na gestão do saneamento, boas práticas ambientais, energias renováveis, biodiversidade e carbono zero.

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Em 2011, o tema das comemorações é "Florestas: a natureza a seu serviço".

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.