Audiência discutirá contaminação do solo por chumbo em cidade baiana
03/06/2011 - 09:31
As Comissões de Seguridade Social e Família; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vão realizar audiência pública para debater a contaminação do solo por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA). A data ainda não foi definida.
O debate foi proposto pelos deputados Roberto de Lucena (PV-SP), Amauri Teixeira (PT-BA), Dr. Aluizio (PV-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), João Ananias (PCdoB-CE), José Linhares (PP-CE), Raimundão (PMDB-CE), Osmar Terra (PMDB-RS) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Eles dizem que a população da cidade vem sofrendo nos últimos 40 anos as consequências da poluição e a contaminação pelo chumbo (Pb) e cádmio (Cd), em nível endêmico. Durante 33 anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide S.A., contaminou o município do Recôncavo Baiano com milhões de toneladas de rejeito e cerca de 300 mil toneladas de escória (uma mistura de terra com alta concentração de chumbo). Por causa do excesso de metais na água e no solo, foram identificadas doenças como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares e alterações psicomotoras.
Serão convidados representantes dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente; o embaixador da França, Yves Saint–Geours; e um representante da Associação das Vitimas da Contaminação por Chumbo, Cádmio, Mercúrio e Outros Elementos Químicos (Avicca).
Da Redação/WS