Marco Maia pedirá imagens de TVs abertas para decidir sobre convocação de Palocci
02/06/2011 - 20:37
O presidente da Câmara, Marco Maia, vai pedir às TVs Globo, Record e Band cópia das imagens feitas durante a votação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do requerimento de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci. Ele quer fazer uma comparação do material das emissoras com o produzido pelo sistema interno de segurança e veiculado pela WebCâmara para decidir se a votação do requerimento na última quarta-feira (1º) tem ou não validade.
A oposição argumenta que o ministro está convocado para explicar a evolução de seu patrimônio, mas parlamentares da base governista asseguram que a maioria dos integrantes da Comissão de Agricultura votou contra o requerimento.
Segundo Marco Maia anunciou ontem no Plenário, a questão só será decidida na próxima terça-feira (7). Ele também disse que vai pedir ao presidente da Comissão de Agricultura, Lira Maia (DEM-PA), as imagens, as notas taquigráficas e o áudio da sessão, “e também que ele me envie um relatório da sessão, onde vai colocar suas razões e o que o levou a tomar a decisão, ou proferir o resultado da votação, mesmo sendo sabedor de que a maioria dos integrantes da comissão – depois, inclusive, da orientação dos próprios líderes partidários – era pela não aprovação do requerimento".
Tanto o líder do Democratas, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), quanto o do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), já sinalizaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso a convocação do ministro Palocci seja anulada pelo presidente da Câmara.
Marco Maia ponderou que questões políticas, como essa, devem ser resolvidas na própria Casa. "Nós vamos conversar muito ainda até a próxima terça-feira. Eu vou conversar também com os líderes da oposição para que possamos construir, quem sabe, até uma decisão consensual."
* Matéria atualizada às 16h33, de 03/06/2011.
Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi