Educação, cultura e esportes

Deputados pedem relatório trimestral sobre andamento de obras da Copa

01/06/2011 - 20:36  

Brizza Cavalcante
Dep. João Dado (PDT-SP)
João Dado propôs que o Ministério do Esporte encaminhe relatórios ao Congresso Nacional.

O deputado João Dado (PDT-SP) propôs que o Ministério do Esporte encaminhe ao Congresso Nacional, a cada 90 dias, um relatório circunstanciado sobre o andamento de cada obra da Copa e dos Jogos Olímpicos. Os demais deputados presentes subscreveram a sugestão.

O presidente do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia Consultiva, João Alberto Viol, destacou a importância do projeto para qualquer obra. “Ele é o único elemento de comparação para medir a retidão do investimento”, afirmou.

Viol disse que é o projeto que garante a qualidade da obra e, consequentemente, o legado positivo para a população. Ele advertiu ser preciso evitar que o “aperto no cronograma” prejudique a elaboração de projetos bem feitos.

O jornalista José Cruz, da Associação Contas Abertas, sugeriu a instituição de indicadores específicos para o acompanhamento das despesas com a Copa e as Olimpíadas. Ele argumentou que a medida tem respaldo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e evitaria a repetição de problemas ocorridos nos Jogos Panamericanos de 2007 no Rio.

O secretário-adjunto de planejamento do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Souza de Eira, manifestou preocupação com a “morosidade” nas obras de mobilidade urbana – aquelas voltadas para melhorar o transporte público. Além disso, ele alertou que alguns estádios em construção podem se transformar em elefantes brancos – quer dizer, serem subutilizados após o evento esportivo.

Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.