Subcomissão sobre a Rio+20 será instalada hoje
Frente Parlamentar Ambientalista também instalará grupo de trabalho para acompanhar as atividades da conferência.
01/06/2011 - 08:04
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável instala hoje uma subcomissão especial para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro. No mesmo evento, a Frente Parlamentar Ambientalista lançará um grupo de trabalho sobre a conferência.
O ato de lançamento ocorre em instantes, no restaurante do 10º andar do anexo 4 da Câmara. O evento tem o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara) e do programa de gestão ambiental do Senado (Senado Verde).
A Rio+20 reunirá governantes, cientistas, técnicos, ONGs, movimentos sociais e parlamentares, para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e, também, a sua vinculação com a erradicação da pobreza.
Ao final do encontro, deverá ser estabelecido um marco institucional para o desenvolvimento sustentável, a exemplo do que aconteceu nas edições anteriores do evento. A Rio+20 vai fazer um balanço das ações adotadas pelos países em relação ao que foi proposto na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92.
Decisões postas em prática
A criação da subcomissão foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Entre os objetivos do colegiado está garantir que as decisões firmadas na conferência sejam postas em prática, com o apoio do Legislativo.
Em abril deste ano, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional também aprovou a criação de uma subcomissão com a mesma finalidade.
Da Redação/NA