Meio ambiente e energia

Subcomissão vai regulamentar controle do Programa Nuclear Brasileiro

26/05/2011 - 14:42  

Brizza Cavalcante
Dep. Giovani Cherini (presidente da CMADS)
O requerimento de Giovani Cherini foi aprovado pela comissão.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai instalar uma subcomissão para regulamentar a fiscalização e o controle do Congresso Nacional sobre o Programa Nuclear Brasileiro. A subcomissão foi proposta pelo presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS).

O parlamentar explica que, apesar de a Constituição atribuir ao Congresso a fiscalização das atividades nucleares, ainda não existe uma única lei para regulamentar essa fiscalização. “A falta de regulamentação impede que o Parlamento exerça essa função tão importante para a segurança nacional”, afirma.

Atualmente tanto as atividades nucleares quanto a fiscalização delas são exercidas por órgãos do Executivo. Para Giovani Cherini, essa situação além de contraditória também é ilegal. “Falta transparência em torno do programa”, disse.

O deputado também reclamou da excessiva militarização das atividades nucleares, o que impediu que uma comitiva de deputados fiscalizasse várias instalações do programa. “O setor é a maior caixa-preta do País”, criticou.

A subcomissão ainda não tem data para ser instalada.

Da Redação/ JMP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.