Relações exteriores

Cúpula em Seul facilitará decisões integradas do G-20, diz Marco Maia

20/05/2011 - 12:08  

Koh Dong Wook
Representantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reuniram-se para iniciar as tratativas para o estabelecimento de um protocolo de cooperação legislativa entre os paísesParlamentares posam para foto oficial no final do evento na Coreia.

O presidente da Câmara, Marco Maia, acredita que o documento final do 2ª Cúpula Parlamentar do G-20 vai contribuir para consolidar a cooperação entre os países do grupo e estabelecer mecanismos efetivos para enfrentar os desafios de desenvolvimento socioeconômico e segurança global. O encontro, que reuniu representantes dos legislativos da União Européia e das 19 principais economias do mundo, foi encerrado hoje.

Além dos representantes do G-20, também participaram do encontro na Coreia representantes da Argélia, Etiópia, República da Guiné, Cingapura e Espanha.

Documento final
O documento final – "Desenvolvimento e Crescimento para Prosperidade Comum" – enumera recomendações que devem ser adotadas pelos países e pela comunidade internacional para prevenir ou evitar o agravamento das desigualdades econômicas e de problemas ambientais, energéticos e de segurança internacional, entre outros.

"Apontamos, por exemplo, que os riscos de desastres naturais clamam por um sistema comum de prevenção de desastres. Também precisamos rever as regras para segurança nuclear. Estabelecemos as mudanças climáticas e o desenvolvimento de energias renováveis como prioridade", explica o presidente da Câmara. Ele lembra que a cooperação internacional contra todas as formas de terrorismo também está entre os compromissos assumidos pelos parlamentares no documento assinado.

Marco Maia acredita que o encontro dos parlamentares poderá contribuir efetivamente para a paz e estabilidade global. "As políticas públicas e acordos internacionais passam pelos parlamentos. Nada mais adequado do que promover o diálogo e a ação integrada entre eles”.

O próximo encontro da Cúpula Parlamentar do G-20 será em 2012, na Arábia Saudita.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.