Direitos Humanos

Presidente de frente parlamentar apoia proibição de castigos físicos

19/05/2011 - 16:53  

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputada Liliam Sá (PR-RJ), defendeu há pouco a aprovação da proposta do governo em tramitação na Câmara que proíbe castigos corporais ou tratamentos que humilhem crianças e adolescentes (PL 7672/10).

“O projeto causa polêmica, já que muitos dizem que o Estado não deve interferir na educação intrafamiliar das crianças. Contudo, é preciso que criemos uma cultura de paz em nossos lares. O que educa não é a palmada, mas o amor que os pais têm em relação a seus filhos”, argumentou.

A defesa foi feita durante o Seminário sobre Experiências de Legislação Contra Castigos Corporais de Crianças e Adolescentes, que ocorreu durante todo o dia no auditório Nereu Ramos e terminou há pouco.

A deputada lembrou que a Suécia possui uma lei que proíbe castigos físicos contra crianças há mais de 30 anos. “As mudanças provocadas pela lei são claras. Hoje, somente 1,5% das crianças apanham dos pais [na Suécia]. Esse cenário ainda está longe de ocorrer no Brasil”, disse.

Segundo Liliam Sá, o Unicef estima que cerca de 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. “A violência física gera problemas psicológicos que podem comprometer permanentemente o futuro de nossas crianças”, afirmou a deputada.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.