Economia

Deputados pedem reforma tributária que favoreça os mais pobres

19/05/2011 - 12:52  

Deputados da Comissão de Finanças e Tributação pediram há pouco uma reforma tributária que traga mais equilíbrio na tributação e que beneficie, principalmente, a população mais pobre. O deputado Rui Costa (PT-BA) destacou que a grande incidência de tributos sobre o consumo pune principalmente os mais pobres.

Já o deputado Assis Carvalho (PT-PI) defendeu a proposta do imposto sobre grandes fortunas. “Os mais pobres pagam muito porque os ricos não pagam nada”, argumentou.

O deputado Rui Palmeira (PSDB-AL) destacou o avanço da carga tributária sobre o PIB e pediu que e reforma melhore a distribuição da base de arrecadação. “Se a reforma não vier para melhorar o setor produtivo nem para o cidadão, que não se faça reforma.”

As declarações foram feitas no último debate do ciclo de conferências sobre a reforma tributária, que terminou há pouco. O evento é uma iniciativa da Comissão de Finanças e Tributação.

O presidente da Comissão de Finanças, deputado Cláudio Puty (PT-PA), disse que o ciclo de conferências permitiu o avanço do debate sobre a reforma tributária. Ele afirmou que alguns temas são mais urgentes, como as regras do ICMS e o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal, e passarão a ser discutidos por uma subcomissão sobre a reforma tributária.

*Matéria atualizada às 13h34.

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.