Política e Administração Pública

Parlamentares visitam fábricas de trens, navios e veículos na Coreia

18/05/2011 - 16:10  

O presidente da Câmara, Marco Maia, e os integrantes da comitiva conheceram na viagem da Coreia do Sul o trem de alta velocidade KTX, cuja tecnologia a empresa coreana Hyundai pretende oferecer ao Brasil, caso vença a concorrência para a linha que ligará Campinas (SP) ao Rio de Janeiro.

Na terça-feira, os parlamentares brasileiros viajaram no trem de Seul a Ulsan, no sul do país, onde visitaram unidades de produção de navios e automóveis do grupo. A comitiva brasileira foi recebida pelo presidente da Hyundai, Lee Jai-seong.

No dia seguinte, a comitiva visitou a fábrica de trens urbanos de passageiros da empresa, onde foram montadas as composições usadas na Linha 4 do Metrô de São Paulo, e as instalações onde são produzidos os trens de alta velocidade, onde conheceram o modelo KTX2.

Para Marco Maia, que presidiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) em 2003 e 2004, a tecnologia que a Hyundai oferece para o transporte de passageiros no Brasil pode ir além da linha do trem de alta velocidade. "Certamente, em breve, a empresa voltará a produzir trens para o Brasil, pois além da linha entre Campinas e Rio de Janeiro, nosso País iniciará a construção de pelo menos quatro metrôs nos próximos anos", afirmou.

Navios
O estaleiro da Hyundai na cidade de Ulsan, considerado um dos maiores do mundo, produz atualmente 200 navios de grande porte (35% do mercado mundial), emprega 45 mil trabalhadores diretos e gera outros 400 mil empregos indiretos.

A tecnologia naval coreana é uma das áreas de interesse do Brasil em futuras parcerias com a Coreia. A Hyundai prevê inaugurar seu primeiro estaleiro no Brasil, que será instalado no município de Itatiaia (RJ), até dezembro de 2012.

Automóveis
Ainda na terça-feira, os deputados também conheceram as instalações da Hyundai Motores, considerada a maior fábrica do mundo de automóveis e camionetes, com uma produção de 1,2 milhão de unidades por ano. Uma montadora do grupo será instalada em Piracicaba (SP). Prevista para começar a operar em 2012, a unidade vai produzir 150 mil unidades por ano.

Marco Maia afirmou que os investimentos da empresa no Brasil constituem a etapa inicial de uma grande parceria entre os dois países. “Os investimentos [de empresas coreanas] são muito bem-vindos, pois geram empregos, desenvolvimento e conhecimento”.

Indústria bélica
Já na quarta-feira pela manhã a comitiva foi a Changwon, onde estão instaladas as fábricas da Samsung Techwin (divisão de sistemas de artilharia) e da Hyundai Rotem (divisão de sistemas de artilharia e fabricação de trens).

Na Samsung, os parlamentares visitaram a linha de montagem dos quatro modelos de tanques produzidos pela empresa, que demonstrou interesse em parcerias com o Brasil. Marco Maia afirmou que trabalhará para promover um encontro de dirigentes coreanos com representantes das Forças Armadas, a fim de um intercâmbio de conhecimentos.

Da Redação/RM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.