Relações exteriores

Marco Maia discute parcerias legislativas em encontro do G-20 na Coreia

18/05/2011 - 11:29  

Divulgação
O presidente da Câmara, Marco Maia e comitiva visitaram empresa coreana com tecnologia de ponta disposta a participar da licitação do trem de alta velocidade no Brasil
A comitiva brasileira visitou empresas e teve encontros com políticos locais.

As atividades da 2ª cúpula parlamentar do G-20, que neste ano é realizada na Coreia do Sul, começaram nesta quarta-feira, em Seul. Uma comitiva de parlamentares brasileiros está no País desde o último sábado para discutir parcerias e intercâmbio com o parlamento coreano e com os legislativos dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

À noite (horário local) houve a abertura oficial, com jantar oferecido aos mais de 700 participantes. Após discurso de boas-vindas do presidente da Assembleia Nacional da Coreia, Park Hee-tae, o presidente da Câmara, Marco Maia, elogiou a acolhida e brindou "pela paz mundial, pela solidariedade e pela união dos parlamentos por um mundo melhor para todos os povos".

Nesta quinta-feira (19), Marco Maia assinará protocolo de intenções para a criação do Fórum Consultivo Permanente dos Parlamentos do Brics. Entre outros objetivos, o fórum quer facilitar acordos e tratados internacionais e a troca de experiências para modernização e aperfeiçoamento do Legislativo dos quatro países.

Além de Marco Maia, integram a comitiva os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Cláudio Cajado (DEM-BA), Paulo Teixeira (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Primeiro-ministro
Antes da abertura da cúpula, Marco Maia cumpriu agenda bilateral que envolveu encontros com políticos e empresários. Na quarta-feira à tarde (horário local), a comitiva brasileira foi recebida pelo primeiro-ministro da Coreia, Kim Hwang-sik, em seu gabinete.

Na conversa, Maia e Kim mostraram-se otimistas quanto às possibilidades de novas parcerias entre os países, além das comerciais, como a Comissão Bilateral de Ciência e Tecnologia que será instalada em junho.

“Admiramos a riqueza do Brasil e o seu povo. Estamos determinados em investir no Brasil”, afirmou o primeiro-ministro. Kim aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da Câmara dos Deputados para estimular o acordo de livre comércio entre a Coreia e o Mercosul.

O presidente da Câmara disse que acompanhará de perto as negociações para facilitar as relações comerciais entre o país e o bloco sul-americano. Maia destacou ainda o modelo de crescimento da Coreia, classificando-o como "exemplar".

"Ele pode contribuir muito para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, como nas áreas da defesa, tendo em vista as reservas do camada pré-sal, e do transporte de passageiros sobre trilhos", afirmou.

Cooperação
Na terça-feira, após visita a unidades industriais na cidade de Ulsan, os parlamentares brasileiros se encontraram com o prefeito local, Park Maeng-Woo. Eles conheceram os projetos de expansão industrial sustentável desenvolvidos em Ulsan e discutiram mecanismos para viabilizar um futuro intercâmbio sobre experiências de gestão urbana.

* Matéria atualizada às 16h25.

Da Redação/RM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.