Política e Administração Pública

Lula e FHC poderão debater reforma política

17/05/2011 - 20:19  

Os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso poderão participar de audiência pública na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara. O relator do colegiado, deputado Henrique Fontana (PT-RS), anunciou nesta terça-feira essa possibilidade, prevendo que o debate deve ocorrer em meados de junho, imediatamente antes da votação do parecer final.

O relator adiantou que seu parecer deve prever o financiamento público de campanha e o voto proporcional misto, no qual o eleitor votaria duas vezes: uma na lista partidária e outra no candidato da sua preferência. Dessa forma, metade dos deputados seria eleita pela lista, e outra metade pelo voto nominal.

Otimismo
Fontana demonstrou otimismo com a evolução da reforma. “Estamos avançando. Quem não acreditava e era contra agora já se preocupa com nosso trabalho”, disse.

Segundo o relator, as duas principais tendências dentro da comissão são a do voto proporcional misto e a do voto distrital misto. “Eu prefiro o voto proporcional misto, porque é um sistema que dá mais poder ao eleitor, que vai escolher o seu deputado e também o programa político da sua preferencia”, sustentou.

Pelo sistema proporcional misto, não haverá distrito eleitoral. Os deputados seguirão sendo eleitos por estado (ou pelo DF) – metade pela lista, metade pelo voto nominal.

Dois turnos
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) declarou que acha que a comissão da Câmara está avançando de forma mais segura que a do Senado. “Não adianta pensar na reforma para 2012, nosso horizonte são as eleições de 2014”, afirmou.

Berzoini revelou que pretende propor que as eleições em dois turnos sejam estendidas a todos os municípios – hoje, elas vigoram apenas naqueles com mais de 200 mil eleitores. Segundo o deputado, essa é uma demanda generalizada dos médios e pequenos municípios que está aparecendo nas audiências sobre reforma politica realizadas em todo o País.

Confira as principais propostas sobre reforma política

Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.