Direito e Justiça

Combate à violência contra homossexuais é prioridade, diz secretário

17/05/2011 - 15:36  

O secretário nacional de promoção e defesa da pessoa humana da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, Ramaís de Castro, afirmou há pouco que a pauta prioritária da comunidade LGBT hoje é o combate à violência. “Precisamos lutar inclusive contra a violência silenciosa, que é a psicológica e de exclusão social”, sustentou.

De acordo com o secretário, as pesquisas apontam que a comunidade homoafetiva representa pelo menos 1% da população brasileira. Ainda assim, segundo afirma, existem mais de 70 direitos garantidos aos heterossexuais que são negados ao público LGBT, como o fato de diplomatas e outros agentes públicos não poderem levar seus companheiros para missões no exterior e a ausência de reconhecimento nas corporações policiais.

Ramaís Castro também defendeu a aprovação pelo Congresso do projeto (PLC 122/06, atualmente em análise no Senado) que criminaliza a homofobia. “Precisamos dessa aprovação não é porque somos a favor de punição, que não resolve, mas para que alguns parlamentares não se julguem no direito de discriminar e dizer que essa atitude não significa nada”, destacou. E acrescentou: “E também para que os meios de comunicação não continuem adotando como mote principal a homofobia”.

O secretário participa do 8º Seminário LGBT, que prossegue no Auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.