Subcomissão especial acompanhará atividades da Rio+20
16/05/2011 - 17:14
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na quarta-feira (11), a criação de uma subcomissão especial para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que acontecerá em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
A conferência reunirá governantes, cientistas, técnicos, ONGs, movimentos sociais e parlamentares, para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e, também, a sua vinculação com a erradicação da pobreza.
Ao final do encontro, deverá ser estabelecido um marco institucional para o desenvolvimento sustentável, a exemplo do que aconteceu nas edições anteriores do evento. A Rio+20 vai fazer um balanço do que foi pelos países, nos últimos 20 anos, em relação ao que foi proposto na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92.
Decisões postas em prática
A criação da subcomissão foi proposta pelos deputados Sarney Filho (PV-MA) e Giovani Cherini (PDT-RS). O objetivo do colegiado será garantir que as decisões firmadas na conferência sejam postas em prática, com o apoio do Legislativo.
Os parlamentares consideram a Rio+20 “um desafio extraordinário”. Segundo eles, “sua dimensão se torna clara quando se observa que, mesmo diante das tragédias ambientais devido às mudanças climáticas, há má vontade de vários países em controlar as suas emissões”.
Em abril deste ano, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional também aprovou a criação de uma subcomissão com a mesma finalidade. A data de instalação e definição da mesa do colegiado de ambas as comissões ainda será definida.
Da Redação/NA