Política e Administração Pública

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro se encerram em 20 de junho

13/05/2011 - 19:48  

Encerram-se no dia 20 de junho as inscrições para a oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado na Câmara dos Deputados em setembro deste ano. O programa é uma oportunidade para que estudantes simulem, durante cinco dias, o trabalho de deputados federais.

A partir da experiência parlamentar, os jovens criam projetos de lei que passam, em sessões simuladas, por todas as etapas do processo legislativo. Os textos aprovados poderão, inclusive, se transformar em propostas reais e tramitar normalmente pela Câmara, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa os apadrinhe.

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição.

Ao fazer a inscrição, o aluno deverá anexar um projeto de lei de sua autoria e entregar esses documentos na sua escola para que sejam encaminhados ao coordenador do programa no estado onde vive. Em 2011, o Parlamento Jovem não terá tema específico e, caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um projeto, a página do programa oferece um tutorial.

As secretarias estaduais de Educação são as responsáveis por enviar as inscrições e os projetos para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que os encaminha à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa seleciona os participantes.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, na página do Parlamento Jovem. O programa será realizado entre 26 e 30 de setembro e vai reunir 78 estudantes de todos os estados do Brasil. Desde 2004, 546 jovens parlamentares já participaram.

* Matéria atualizada no dia 16/05

Da Redação/MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.