Meio ambiente e energia

Líder do DEM quer votar Código Florestal nesta terça e ameaça obstruir pauta

13/05/2011 - 18:31  

Beto Oliveira
Antonio Carlos Magalhães Neto
ACM Neto: "Estaremos em obstrução enquanto a Câmara não votar o código."

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, ACM Neto (BA), apresentou na sexta-feira (13) requerimento que solicita à Mesa Diretora a realização de sessão extraordinária, terça-feira (17), para votar o novo Código Florestal (PL 1876/99). Ele afirmou que o partido vai obstruir a pauta do Plenário enquanto a proposta não for votada.

"Existe um sentimento entre os deputados, tanto os governistas quanto os oposicionistas, de que o código já deveria ter sido votado”, disse ACM Neto. “Não vamos mais aceitar essa ingerência e desrespeito do governo em relação ao Congresso. Estaremos em obstrução enquanto a Câmara não votar o Código Florestal.”

A reação da oposição vem após o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmar que a reforma do Código Florestal está adiada indefinidamente. Nesta quinta (12), Vaccarezza disse que a prioridade do governo é votar pelo menos três das oito medidas provisórias (MPs) que perdem a validade no dia 1º de junho.

Ainda na quinta, o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), divulgou nota defendendo a votação do código na próxima semana. “Há um acordo em torno disso. O governo não pode simplesmente querer inverter a ordem das matérias porque sua base está desalinhada”, disse.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, quem presidir a sessão da próxima terça terá que colocar em votação o requerimento de ACM Neto. Os deputados presentes no plenário decidirão sobre a realização da sessão extraordinária.

Veja a íntegra da última versão do relatório do Código Florestal.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.