Ibsen Pinheiro defende financiamento público e lista preordenada
05/05/2011 - 14:01
O ex-presidente da Câmara e atual presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, Ibsen Pinheiro, defendeu há pouco a realização de uma reforma política restrita ao financiamento público e a uma lista preordenada pelos partidos, a partir do voto de todos os filiados, que poderiam escolher mais de um candidato. Ibsen também manifestou apoio ao sistema distrital misto para escolha de deputados e vereadores. “Eu sei que isso é utopia, mas é importante que todos tenhamos uma causa, mesmo que não seja a melhor”, declarou Ibsen, durante audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política, encerrada há pouco.
Ibsen criticou a possibilidade de realização de um plebiscito sobre o tema, como defendem alguns partidos, como o PDT. Para o ex-deputado, o tema da reforma política é “muito complexo” para ser objeto de uma consulta plebiscitária. “O plebiscito só funciona para questões mais simples, como o desarmamento ou se devemos cercar um parque municipal”, declarou.
O relator da comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS), anunciou que vai propor, ao longo das reuniões da comissão, alternativas que dissociem o financiamento público de campanhas à lista preordenada de candidatos. Sem entrar em detalhes, ele indicou que “há outros sistemas além da lista fechada que permitem o financiamento público”.
A próxima reunião da comissão foi marcada para a próxima terça-feira (10), às 14h30.
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli