Política e Administração Pública

Mesa Diretora vê indícios de quebra de decoro parlamentar por Jaqueline Roriz

05/05/2011 - 12:24  

J.Batista
Reunião da Mesa Diretora
Parecer foi aprovado por unamidade pelos integrantes da Mesa Diretora.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o parecer do corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que aponta indícios de quebra de decoro parlamentar por parte da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). O parecer será encaminhado ainda hoje ao Conselho de Ética.

Esse pedido de investigação contra Jaqueline Roriz, apesar de constituir um novo processo, será analisado conjuntamente com outro já aberto pelo Conselho de Ética no mês de abril. As representações contra parlamentares podem ser apresentadas à Corregedoria ou diretamente ao Conselho de Ética.

Jaqueline Roriz é acusada de ter usado ilegalmente a verba indenizatória da Câmara dos Deputados e de ter recebido dinheiro de Durval Barbosa, operador e delator do esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM, em 2006, quando ela era candidata a deputada distrital.

Defesa
O principal argumento da defesa da deputada é que a representação é improcedente, pois se refere a fatos ocorridos antes do mandato. Eduardo da Fonte explica que a decisão sobre a adequação da representação cabe ao Conselho de Ética.

No caso da denúncia de uso irregular da verba indenizatória, o corregedor informou que a parlamentar não apresentou documento para explicar como foi gasta a verba indenizatória.

Matéria atualizada às 15h38.

Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.