Deputados pedem ao governo diagnóstico sobre a educação brasileira
27/04/2011 - 14:32
Integrantes da Frente Parlamentar da Educação cobraram do governo, nesta quarta-feira (27), um diagnóstico da situação atual da educação brasileira para dar suporte às discussões do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). A comissão especial que analisa o PNE já encaminhou um ofício ao Ministério da Educação pedindo esse diagnóstico.
"Como elaborar bem, com eficácia, um plano nacional de educação, que é decenal, sem ter todos os dados, todo diagnóstico, todos os números”, questionou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Ele disse que a política de inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência vai depender, por exemplo, do percentual atual de acesso dessa população às escolas.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ressaltou que grande parte das metas do PNE anterior não foram cumpridas e que o financiamento da Educação deve passar por um grande debate na Casa. “O governo já deu um passo importante, quando sai de 5% para 7% [investimentos no setor em relação ao PIB], mas isso é suficiente? Os movimentos sociais acham que não. A CNTE, a UNE, a Ubes e a Campanha pelo Direito à Educação estão propondo 10%", disse a deputada.
A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação vai promover seminários nos estados para discutir o tema. Já foram aprovados requerimentos para a realização de eventos no Ceará, em Roraima e na Bahia.
Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli