Maia defende aproximação com Parlamento espanhol para debater migração
14/04/2011 - 19:25

Em visita oficial à Espanha, o presidente da Câmara, Marco Maia, defendeu nesta quinta-feira a aproximação entre os parlamentos dos dois países para tratar de temas como imigração, legislação trabalhista, relação comercial e tráfico de adolescentes e mulheres. Os assuntos, informou Maia, serão incluídos na agenda da viagem que o presidente do Congresso espanhol, José Bono Martinez, fará ao Brasil no segundo semestre.
José Bono, que se reuniu com Marco Maia no Parlamento daquele país, destacou a admiração da Espanha pelo momento do Brasil. "É um crescimento rápido e consistente. Estamos rendidos ao desenvolvimento do Brasil. Queremos estar juntos para compartilhar essa experiência", declarou o político espanhol.
Trem-bala
Marco Maia também conversou nesta quinta-feira com representantes do setor empresarial espanhol que, segundo informou, manifestaram interesse em participar do processo de licitação para a construção do trem-bala, que vai ligar Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, e em investir em obras de infraestrutura do País, especialmente na área de energia.
Ele destacou a necessidade de encontrar alternativas para o aproveitamento de mão de obra espanhola no Brasil. “Em função do nosso crescimento, temos uma grande carência de engenheiros, especialistas e técnicos. A mão de obra espanhola é importante e pode contribuir neste nosso momento de crescimento acelerado”, disse Maia. Ele destacou que será necessária uma contrapartida brasileira para facilitar o reconhecimento dos especialistas espanhóis que poderão trabalhar no Brasil.
“Do ponto de vista do brasileiro, retomamos aqui na Espanha o protagonismo na efetivação de ações comuns relacionadas ao Parlamento, mas também articuladas ao setor empresarial, o que é fundamental para o crescimento do nosso País e para o fortalecimento das relações entre Brasil e Espanha”, disse.
Crescimento sustentável
O presidente Marco Maia também comentou a entrevista concedida ao jornal espanhol El País. Ele foi questionado sobre as relações da presidente Dilma Rousseff com o Parlamento. “Todos querem saber como o Parlamento está enxergando o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. Nós aproveitamos para passar que o Parlamento brasileiro está conectado com o crescimento do Brasil e vai contribuir, de forma decisiva, para que o crescimento seja sustentável, que continue de forma equilibrada."
Também participaram do encontro o 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO); o secretário-geral do Congresso dos Deputados espanhol, Manuel Alba Navarro; e o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo Cesar de Oliveira Campos.
Da Reportagem
Edição - Maria Clarice Dias