Meio ambiente e energia

Sindicalista defende normas atuais do Código Florestal

14/04/2011 - 10:38  

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Vicente Almeida, disse há pouco, em reunião promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista, que o atual Código Florestal não é um obstáculo ao desenvolvimento da agricultura.

Segundo ele, o debate sobre o assunto tem ocorrido em um contexto socioeconômico dominado por grupos multinacionais que controlam toda a cadeia de desenvolvimento no campo da alimentação. “Hoje, vivemos no meio rural uma modernização conservadora da agricultura", afirmou.

Como sugestões para desenvolver a agricultura ecológica, Vicente Almeida listou: estímulos econômicos para a recuperação das reservas legais e das áreas de preservação permanente (APPs), a garantia da comercialização da produção alimentar e o pagamento por serviços ambientais.

Almeida destacou também a implementação de um programa de aquisição de mudas e sementes. “É importante que os pequenos agricultores tenham auxílio técnico do Estado para produzir suas sementes. Se a gente perde o controle sobre a produção de sementes, perde também o controle da soberania alimentar”, disse.

Ele defendeu ainda a formulação de políticas públicas para consolidar o direito à alimentação como um direito fundamental.

A reunião foi encerrada.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.