Meio ambiente e energia

Código Florestal: agricultores pedem apoio para propostas da Contag

07/04/2011 - 13:10  

Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) entregaram hoje ao presidente da Câmara, Marco Maia, um abaixo-assinado com 116 mil assinaturas em apoio às sugestões apresentadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para a reforma do Código Florestal brasileiro.

A Contag propõe que o novo código dê um tratamento diferenciado para a agricultura familiar em alguns aspectos, como, por exemplo, a possibilidade dessas propriedades terem áreas de proteção permanente menores nas margens de rios.

Segundo o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, as propostas objetivam o reconhecimento das peculiaridades da agricultura familiar. “A preservação ambiental precisa respeitar a capacidade de cada plantador sem prejudicar a produção”, afirmou.

Os agricultores familiares defendem também o pagamento pelos serviços ambientais efetuados e que haja uma anistia pelos crimes ambientais cometidos, mas apenas para as pequenas propriedades. “A anistia não deve ser geral. Defendemos o tratamento diferenciado para quem faz isso para sobreviver. Uma realidade bem diferente daquela do grande fazendeiro que desmata”, argumenta.

Para Weber, a preservação ambiental deve ocorrer sem perda da capacidade de produção no caso dos pequenos agricultores.

Os agricultores pediram ainda que o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) seja votado até o final de maio para não interferir nas politicas públicas voltadas para eles.

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.