Endocrinologistas criticam proibição da Anvisa a inibidores de apetite
05/04/2011 - 15:01
O representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ricardo Meirelles, criticou há pouco a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada em fevereiro no site da agência, que recomenda a proibição da venda de inibidores de apetite. É o caso da sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).
Meirelles lembrou que, à exceção da sibutramina, todos esses remédios estão no mercado há 40 anos. “Nenhum medicamento se mantém há tanto tempo em circulação se não for eficaz”, afirmou.
Já a chefe do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária da Anvisa, Maria Eugênia Carvalhaes Cury, afirmou que o objetivo da medida da Anvisa é garantir a segurança da população. “Apesar de estarem sob controle há 20 anos, os inibidores de apetite continuam sendo consumidos em larga escala”, argumentou. Em 2010, conforme a Anvisa, foram prescritas 4.416.790 receitas desses medicamentos.
Por sua vez, o secretário-geral da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Ivan da Gama Teixeira, garantiu que há um controle rigoroso na manipulação desses remédios.
A reunião continua no plenário 7.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Marcelo Oliveira