Política e Administração Pública

Jaqueline Roriz: Psol pede investigação sobre verba indenizatória

25/03/2011 - 12:35  

Beto Oliveira
Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ) concede entrevista
Alencar: nova investigação pode ser mais eficaz que a primeira.

O Psol pediu nesta sexta-feira feira ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que acrescente,  ao processo contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), a investigação de denúncia de uso irregular da verba indenizatória da Câmara. Aberto por iniciativa do Psol, o processo apura denúncia de recebimento de recursos ilícitos durante a campanha eleitoral de 2006.

Conforme essa denúncia publicada pela imprensa, a deputada teria usado verba da Câmara para pagar R$ 1.120,74 pelo condomínio de uma sala comercial do seu marido, Manoel Neto.

O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), explica que essa suposta irregularidade pode ter um papel mais importante no processo por ter sido cometida durante o exercício do mandato. O fato que motivou o processo (recebimento de recursos não contabilizados para a campanha, já admitido pela deputada) ocorreu antes da eleição. Por isso, a defesa pode argumentar que essa prática configura quebra de decoro parlamentar.

O relator do processo de Jaqueline no conselho, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que as informações sobre a nova denúncia serão checadas.

Jaqueline Roriz  foi filmada junto com seu marido, Manoel Neto, recebendo R$ 50 mil de Durval Barbosa, que na época era secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal. Ela era candidata a deputada distrital.

A deputada ainda não apresentou sua defesa.

(*) Matéria atualizada às 16h13.

Da Redação/JP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.