Meio ambiente e energia

Audiência discutirá conservação e gestão de recursos hídricos

22/03/2011 - 10:43  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública hoje em comemoração ao Dia Mundial da Água. O debate foi proposto pelo deputado Giovani Cherini (PDT-RS), presidente da comissão. Comemorada no dia 22 de março, a data foi criada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a conscientização pública sobre ações para conservação e gestão de recursos hídricos.

Giovani Cherini lembra que o acesso à água potável é uma das metas de desenvolvimento para o milênio estabelecidas em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo (África do Sul). Ele explica que a intenção é reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável até 2015.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso. O deputado ainda lembra que, além dos aspectos humanitário e social, a escassez de água tem impacto direto sobre inúmeras atividades econômicas.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o ministro da Educação, Fernando Haddad;
- o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa;
- o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo;
- o assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias Filho;
- o coordenador do Programa Água para Vida do WWF Brasil, Samuel Barreto;
- o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; e
– o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Vincent Defourny.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 8.

*Matéria atualizada em 22/03.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.