Política e Administração Pública

Caso Jaqueline: Câmara pode pedir devolução de verba

16/03/2011 - 12:16  

O presidente Marco Maia afirmou hoje que a Câmara pode pedir a devolução de verba indenizatória concedida à deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), se ficar comprovado o uso irregular do dinheiro. Na semana passada, foi divulgada denúncia segundo a qual a parlamentar usou verba indenizatória da Câmara para pagar o aluguel de um imóvel onde funciona uma empresa de propriedade do marido. Ela ainda não se pronunciou sobre esse episódio.

A denúncia é a segunda contra a deputada. No ínício do mês, foram divulgadas imagens que mostram a deputada recebendo dinheiro do então secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, delator de um esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM. Na época da gravação (2006), Jaqueline era candidata a deputada distrital, e o dinheiro teria sido usado na sua campanha sem ser contabilizado, como ela alegou em nota divulgada à imprensa.

Marco Maia confirmou que  vai encaminhar ainda hoje a representação contra a deputada Jaqueline Roriz à Corregedoria, que vai elaborar um parecer sobre o caso e recomendar ou não a abertura de um processo por quebra de decoro pelo Conselho de Ética. O corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), disse que vai notificar a deputada o mais rápido possível e que, depois de notificada, ela terá prazo de cinco dias para apresentar sua defesa.

Reportagem – Silvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.