Medidas podem acelerar preparativos para os Jogos de 2016
15/03/2011 - 20:45
Uma medida considerada importante pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM) para “destravar” o andamento das obras para a Olimpíada de 2016 foi a aprovação da Medida Provisória 503/10, que ratifica o protocolo de criação da Autoridade Pública Olímpica (APO), destinada a coordenar as ações governamentais para a realização dos Jogos, na cidade do Rio de Janeiro.
A assessoria parlamentar do Ministério do Esporte destaca ainda a aprovação da MP 502/10 entre as medidas que favorecerão a organização dos eventos esportivos no Brasil. Entre outras iniciativas, essa MP cria dois tipos de bolsas voltadas para o financiamento de atletas – para as categorias de base e para os atletas que estejam entre os 20 melhores de suas modalidades nos rankings mundiais.
A bolsa para o atleta de base é de R$ 370 mensais. Podem se candidatar a ela os esportistas de 14 a 19 anos que tenham obtido até a terceira colocação nas modalidades individuais (em categorias e eventos previamente indicados pela respectiva entidade nacional de administração do esporte), ou os de modalidades coletivas posicionados entre os dez melhores do ano anterior na categoria indicada pela respectiva entidade, e que continuem treinando e participando de competições nacionais.
Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Ralph Machado