Política e Administração Pública

Líder do PT lamenta morte do ex-deputado Eduardo Valverde

14/03/2011 - 12:33  

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), lamentou hoje a morte do ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RO), vítima de um acidente de carro na sexta-feira (11), no interior de Rondônia.

Paulo Teixeira lembrou que Valverde se destacou na defesa dos direitos da população indígena, do meio ambiente e da Amazônia. “Foi também um grande combatente na luta contra o trabalho escravo e na defesa dos direitos dos trabalhadores", disse o líder do PT.

Valverde, que era presidente do PT em Rondônia, foi eleito deputado federal em 2003 e reeleito em 2006. Em 2010, ficou em terceiro lugar na disputa para governador do estado.

Auditor fiscal do trabalho e formado em Direito e Administração, Valverde iniciou sua trajetória política na militância sindical. Na Câmara, foi titular das comissões de Minas e Energia; e de Fiscalização Financeira e Controle, além de integrar o Conselho de Ética e Decoro ParlamentarÓrgão encarregado de zelar pela observância da ética e do decoro parlamentar na Câmara. Compete-lhe instaurar e instruir os processos disciplinares referentes a denúncias de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, recomendando ou não punições cabíveis aos deputados, que vão desde a censura oral até a recomendação de perda de mandato. Caso seja aprovado parecer que recomende punições severas, ele deverá ser votado pelo Plenário em dois dias, em votação secreta. O conselho atua mediante provocação da Mesa Diretora, nos casos de instauração de processo disciplinar..

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.