Política e Administração Pública

Seminário discutirá desafios do Congresso para os próximos anos

04/03/2011 - 09:01  

A Câmara e o Senado promovem nos próximos dias 21 e 22 de março o seminário "Poder Legislativo: desafios atuais". Serão discutidos temas como sistema eleitoral partidário, representação política e função fiscalizadora do Congresso.

O seminário, que deve reunir 450 pessoas, é promovido pelas associações de consultores legislativos da Câmara e do Senado e de auditores do Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ), além do Sindicato dos Servidores do Legislativo Federal (Sindilegis).

Os debates serão realizados no auditório Nereu Ramos, das 9 às 18 horas.

Programação
No dia 21, das 9 horas às 12h30, serão discutidos sistema eleitoral e partidário e representação política. Nesse painel, deverão ser analisadas a nova relação Legislativo-Executivo, a evolução da agenda legislativa e a reforma política.

Ainda no dia 21, das 14h30 às 18 horas, os participantes do evento debaterão a função fiscalizadora do Legislativo e a qualidade da democracia. O objetivo é examinar as dificuldades que o Congresso Nacional enfrenta para acompanhar os atos dos demais poderes.

No dia 22, das 9h às 12h30, o tema será carreira parlamentar e a renovação do legislativo. Serão discutidas, por exemplo, as razões pelas quais parlamentares influentes têm desistido de buscar a reeleição ou não têm conseguido se reeleger.

Ainda no dia 22, das 14h30 às 18 horas, os participantes discutirão o desempenho do Poder Legislativo no Brasil por meio dos conceitos de cultura cívica e política. Nesse painel, serão analisados os efeitos da exposição na mídia da eleição de parlamentares, o baixo nível de lembrança do eleitorado sobre seus representantes e a reduzida confiança da população nos parlamentares e no Congresso.

Da Redação/PCS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.