Política e Administração Pública

Brito quer subcomissões para fiscalizar trem-bala e defesa civil

02/03/2011 - 14:14  

Arquivo - J Batista
Brito: fiscalizações serão feitas mesmo com o governo tendo maioria no colegiado.

O novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Sérgio Brito (PSC-BA), disse que irá propor a criação de duas novas subcomissões para fiscalizar problemas ligados à defesa civil, como a ocupação de áreas de risco, e o projeto de construção do trem-bala, com traçado previsto de Campinas (SP) para o Rio de Janeiro (RJ).

O parlamentar defende também a reativação das subcomissões de fiscalização das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. "Teremos uma fiscalização mais efetiva que as outras comissões, porque essa é nossa missão", afirmou.

Brito lembrou que a comissão trabalhará em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo ele, as cobranças serão feitas mesmo com o governo tendo maioria no colegiado. "Em toda fiscalização, o governo tem interesses, mas o que estiver errado temos de denunciar, investigar e fiscalizar, até para sanar os problemas", afirmou.

A comissão elegeu para cargos de 2º e 3ª vice-presidentes, respectivamente, os deputados Jorge Boeira (PT-SC) e Cida Borghetti (PP-PR). A primeira vice-presidência deve ser definida ainda nesta semana.

Perfil
O empresário e servidor público Sérgio Brito já foi secretário de Planejamento de Salvador, de 2005 a 2006, e vereador da capital baiana. O parlamentar, que participou da elaboração da Constituição de 1988, está em seu quarto mandato na Câmara. Já foi presidente da Comissão de Minas e Energia e vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura. Ele também participou das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Viação e Transportes.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.