Começa reunião de instalação da Comissão da Reforma Política
01/03/2011 - 12:28
Começou há pouco a solenidade de instalação da Comissão Especial da Reforma Política no plenário da Câmara.
Estão presentes os presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia e José Sarney; o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Brito; e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski.
“A instalação de uma comissão para discutir a reforma política na Câmara e no Senado indica a importância do tema para os parlamentares recém-eleitos”, disse Marco Maia.
Antes da reunião, Sarney afirmou em entrevista que as comissões da Reforma Política do Senado e da Câmara vão trabalhar em conjunto – conforme havia informado o presidente Marco Maia. “Vamos fazer uma proposta de acordo entre Câmara e Senado, de modo a aprovarmos com maior rapidez”, disse Sarney. Embora haja divergências quanto a alguns pontos, Sarney acredita que seja possível chegar a um consenso e aprovar ainda neste ano o projeto de reforma política.
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse ainda, durante a abertura da solenidade de instalação, que a participação popular será importante na discussão da reforma política, como ocorreu no Ficha Limpa.
A Lei da Ficha Limpa, que impõe normas mais rígidas para o registro de candidaturas, surgiu de iniciativa popular amparada por cerca de 1,3 milhão de assinaturas.
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Wilson Silveira