Política e Administração Pública

Marco Maia: direito das mulheres será tema permanente na Câmara

01/03/2011 - 11:11  

O presidente da Câmara, Marco Maia, reforçou a intenção de transformar o debate dos direitos das mulheres em uma discussão permanente na Câmara dos Deputados. Ao participar hoje de sessão solene do Congresso para comemorar o Dia Internacional da Mulher, Marco Maia elogiou o trabalho realizado pela bancada feminina na Câmara, com resultados práticos para o País, como a aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/06), que pune a violência contra mulher.

“A bancada de deputadas federais atua para viabilizar a instauração de relações de poder mais justas”, disse Maia, lembrando que a Câmara tem sua Procuradoria da Mulher, para atuar em defesa dos direitos femininos.

Marco Maia reconheceu os avanços na conquista de poder econômico e político pelas mulheres, com destaque para a eleição da presidente Dilma Rousseff e da 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Ele disse, no entanto, que ainda há muito a ser feito para aumentar a representatividade das mulheres na esfera pública e para reduzir as desigualdades de gênero.

“Ainda hoje, a mulher que busca conciliar o papel de mãe e os cuidados com a casa com o desejo de realização profissional precisa submeter-se a enorme sacrifício”, disse o presidente da Câmara. Marco Maia lembrou que essa discussão é mundial e que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher entre os Objetivos do Milênio.

A sessão solene que comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março) ocorre neste momento, no plenário do Senado.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.