Parlamento chinês quer estreitar relações com o Congresso
01/03/2011 - 10:44
O embaixador do País, Qiu Xiaoqi, e a conselheira de Assuntos Parlamentares da China, Wang Qiaoyun, estiveram hoje na Câmara em visita de cortesia ao presidente Marco Maia. Durante o encontro, eles manifestaram o desejo do parlamento chinês de estreitar as relações com o Congresso brasileiro.
Segundo Qiu Xiaoqi, o interesse é aumentar o intercâmbio entre as duas instituições legislativas, que já têm uma boa relação. Ele lembrou que a China é o principal parceiro comercial do Brasil e empresas chinesas são os maiores investidores estrangeiros no mercado brasileiro. Os chineses convidaram Marco Maia a visitar a China.
Em 2006, o então presidente da Câmara Aldo Rebelo visitou a China e assinou memorando para o estabelecimento de um "mecanismo regular de intercâmbio" entre a Câmara dos Deputados e a Assembléia Popular Nacional chinesa. O documento é o primeiro que o país asiático assinou com um parceiro da América Latina e previa, entre outras medidas, encontros anuais para analisar as relações bilaterais e os assuntos de interesse comum.
Reportagem – Ana Raquel Macedo/ Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos