Mabel diz que vai cobrar de Maia independência do Legislativo

Da Agência Câmara - 02/02/2011 - 00:46

Logo após a divulgação do resultado oficial da eleição para a Presidência da Câmara, o candidato derrotado Sandro Mabel (PR-GO) desejou sorte ao deputado Marco Maia e aproveitou para deixar um aviso ao deputado gaúcho. "Espero que ele possa fazer com que esse Poder realmente vire Poder e resgate a sua independência. Nós estaremos trabalhando e cobrando para que isso possa acontecer."

Sandro Mabel considerou sua participação na campanha à presidência da Câmara positiva e saudável porque aprimorou inclusive as propostas em debate. "O debate foi muito bom. Foi uma campanha séria, sem nenhum tipo de baixaria, em que cada um apresentou suas propostas e, ao mesmo tempo, para superar um ao outro, foram alinhando as propostas. As propostas finais dos dois candidatos acabaram ficando muito parecidas."

Desfiliação do PR

Sandro Mabel não quis adiantar se nesta quarta-feira vai pedir a desfiliação do PR. O partido apresentou um ultimato a Mabel: se ele não se desfiliar, vai sofrer processo de expulsão da legenda.

Mesmo dizendo que só anuncia nesta quarta-feira o que vai fazer, o parlamentar deu sinais de que vai tentar reverter essa situação. "O nosso mandato foi dado pelo povo. Regimentalmente, eu posso disputar uma eleição. Não existe condição lógica de alguém ser expulso de um partido ou ter seu mandato cassado por uma razão de estar disputando. Eu sou um homem de partido, eu trabalhei muito pelo partido. Eu tinha o direito de disputar."

O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), no entanto, reafirmou que Sandro Mabel enfrentará processo de expulsão da legenda caso não se desfilie. "A executiva fechou questão em cima do apoio a Marco Maia. Quando o partido fecha questão, o deputado que desobedece é levado naturalmente ao Conselho de Ética do partido, ele fere uma norma estatutária. E, por certo, a sanção, no caso dele, seria a exclusão do partido. Se ele não sair, vai passar por um processo jurídico dentro do partido".

Perda de mandato

Se for expulso do partido, Sandro Mabel corre o risco de perder o mandato, pois o Supremo Tribunal Federal já decidiu que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato. O deputado goiano foi o segundo candidato mais votado para a presidência da Câmara, com 106 votos. Marco Maia, o vencedor, recebeu 375 votos.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.