Política e Administração Pública

Marco Maia já tem o apoio de 21 partidos

26/01/2011 - 18:07  

O PSC e o PV decidiram apoiar a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara. Logo em seguida, Maia recebeu, em reunião no gabinete da 1ª vice-presidência, o apoio de outros sete partidos: PRB, PHS, PRTB, PTC, PSL, PTdoB e PRP.

Com isso, Maia já tem o apoio de 21 partidos ao todo: PT, PR, PCdoB, PSB, PP, PPS, PSDB, DEM, PDT, PMDB, PTdoB, PMN, PSC, PTB, PV, PRB, PHS, PRTB, PTC, PSL e PRP. Apenas o Psol não anunciou ainda quem vai apoiar. Marco Maia disse, há pouco, que também pretende buscar o apoio desse partido.

Maia disse que se sente muito honrado com os apoios e que pretende pautar o seu trabalho com base no respeito a todos os partidos, do maior ao menor. Mesmo com apenas um deputado, segundo ele, uma legenda é tão importante para o fortalecimento da democracia quanto as maiores bancadas.

Marco Maia anunciou nomes de deputados que vão compor a sua chapa na eleição para a Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º).. As candidaturas, segundo ele, serão as seguintes:

- 2ª vice-presidência: Eduardo da Fonte (PP-PE)
- 1ª Secretaria: Eduardo Gomes (PSDB-TO)
- 3ª Secretaria: Inocêncio Oliveira (PR-PE)
- 4ª Secretaria: Júlio Delgado (PSB-MG)

De acordo com Maia, o PMDB vai indicar um nome para concorrer a um dos cargos da Mesa no dia 31 de janeiro, e falta ainda um nome do DEM.

Mabel
Nesta quarta-feira, Maia comentou a decisão do deputado Sandro Mabel (PR-GO) de também concorrer à Presidência da Câmara. Segundo ele, trata-se de um fato normal, pois o Regimento Interno permite que qualquer parlamentar postule qualquer cargo.

Porém, mais tarde o deputado Marco Maia foi enfático, em reunião com a bancada do PV, ao pedir que seja respeitado o princípio da proporcionalidade partidária na divisão dos cargos da Mesa Diretora. “O respeito à proporcionalidade é uma afirmação do processo de valorização do Congresso Nacional e materializa o resultado que os partidos tiveram nas urnas”, argumentou.

Bancada do PV
O líder do PV, deputado Edson Duarte (BA),  explicou que a decisão de apoiar a candidatura de Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara é baseada no respeito ao princípio da proporcionalidade, segundo o qual os cargos da Câmara são divididos entre os partidos de acordo com o tamanho de suas bancadas.

“Embora o PV não seja uma das maiores legendas, o partido sempre defendeu a proporcionalidade. Ou seja, não advogamos em causa própria, mas acreditamos que essa seja uma regra fundamental para a convivência na Casa”, afirmou Edson Duarte. O PV elegeu 14 deputados em 2010.

Segundo Marco Maia (PT-RS), com base na distribuição proporcional dos cargos o PV não terá direito a nenhum cargo na Mesa Diretora, mas poderá presidir uma comissão permanente. Edson Duarte anunciou que o deputado Sarney Filho (MA) será o próximo líder do partido. 

(*) Matéria atualizada às 20 horas.

Reportagem – Carol Siqueira e Carolina Pompeu
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.