Educação, cultura e esportes

Câmara dá nome de Guimarães Rosa a ponte na Bahia

13/12/2010 - 14:05  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (8), em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., o Projeto de Lei 5674/09, do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), que denomina Guimarães Rosa uma ponte construída sobre o Rio São Francisco. A ponte liga os municípios de Carinhanha e Malhada, na BR-030, no estado da Bahia. A proposta segue para análise do Senado.

Os deputados concordaram com a posição do relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), favorável à aprovação do projeto. O texto já havia recebido pareceres favoráveis das comissões de Educação e Cultura; e de Viação e Transportes.

Comunidades ribeirinhas
O deputado Zezéu Ribeiro, autor da proposta, lembra que o escritor Guimarães Rosa citou várias vezes em uma de suas obras mais conhecidas, “Grande Sertão: Veredas”, o afluente do Velho Chico que recebe o nome de Carinhanha.

Ribeiro ressalta que o livro foi escrito a partir de uma viagem que Guimarães fez pelo cerrado mineiro e parte do sertão baiano, em 1952. Os lugares por onde passou estão representados no livro.

“São lugares de gente humilde que vive da agricultura, basicamente. São comunidades também ribeirinhas ao Velho Chico, como a cidade de Carinhanha, onde se pretende prestar homenagem ao autor”, afirmou o parlamentar.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.